Neste sábado, 19 de setembro de 2020, foi um dia reservado para que voluntários organizassem um importante evento de tecnologia e outros, com muita disposição, reservassem um tempo valioso para compartilhar seus conhecimentos durante o Software Fredom Day 2020. A Comunidade ParaLivre organizou o SFD através de uma Live no Youtube. O evento apresentou diversos contra-tempos de conexões à internet, ocasionando um grande atraso, mas não impediu a realização desta reunião onde foram apresentadas diversas palestras dando ênfase na utilização de tecnologias com base em Software Livre. Um dos tópicos que foram discutidos é que a liberdade do software é mais importante do que nunca.

Foram apresentadas as seguintes palestras:

Este foi o terceiro Software Freedom Day realizado pela Comunidade ParaLivre, o primeiro on-line, foi desafiador, pois a união de voluntários foi fundamental para o sucesso do evento, observado principalmente pelos comentários dos participantes através do chat da Live. Aos críticos, que só reclamam, temos uma sugestão: reserve um tempo para organizar e realizar um evento de forma voluntária e queremos ver a sua reação ao ver pessoas que não movem um dedo para colaborar, mas são ágeis para reclamar.

A Comunidade ParaLivre agradece aos palestrantes que aceitaram o desafio de participar do evento, que foi on-line, mas com as palestras pré-gravadas. Podem ter certeza que os erros apresentados não desanimaram a equipe que organizou o evento, mas foram um incentivo para a busca de soluções para que o evento fosse realizado. Outro agradecimento especial vai para os participantes que ficaram conosco até o final e também pelo apoio do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da UNAMA Ananindeua. Esperamos que o objetivo do evento tenha sido alcançado, que mais pessoas conheçam as vantagens do uso de tecnologias livres. Aguardamos vocês em nossos próximos eventos.

Para quem não conseguiu acompanhar na hora, a Live do evento está disponível no seguinte endereço: youtube.com/watch?v=Nam-D01e6VY