O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) realizado no dia 24 de abril de 2021 foi marcado no estado do Pará por um detalhe bem interessante, pela primeira vez o Pará foi o estado com a maior quantidade de cidades que realizaram o evento, sete no total: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Capitão Poço, Castanhal e Paragominas. A Comunidade Paraense de Software Livre (ParaLivre) colaborou com as coordenações das cidades em diversas atividades.

Neste sábado, 19 de setembro de 2020, foi um dia reservado para que voluntários organizassem um importante evento de tecnologia e outros, com muita disposição, reservassem um tempo valioso para compartilhar seus conhecimentos durante o Software Fredom Day 2020. A Comunidade ParaLivre organizou o SFD através de uma Live no Youtube. O evento apresentou diversos contra-tempos de conexões à internet, ocasionando um grande atraso, mas não impediu a realização desta reunião onde foram apresentadas diversas palestras dando ênfase na utilização de tecnologias com base em Software Livre. Um dos tópicos que foram discutidos é que a liberdade do software é mais importante do que nunca.

Foi realizada no dia 16 de junho de 2020, a 2ª Live da Comunidade Paraense de Software Livre. Desta vez tivemos a grata participação do Prof. Dr. Filipe Saraiva da UFPA, que relatou as diversas atividades realizadas pelo CCSL, o Centro de Competência em Software Livre da UFPA.

Foi realizada no dia 06 de junho de 2020, a 1ª Live da Comunidade Paraense de Software Livre. Foi um verdadeiro teste, pois aconteceram vários problemas técnicos, mas o evento, apesar dos pesares, acabou acontecendo. Neste evento on-line participaram os atuais coordenadores da ParaLivre com os seguintes temas:

A ParaLivre, Comunidade Paraense de Software Livre, realizou no dia 24 de de janeiro de 2020 em Belém nas instalações do IFPA Campus Belém, o 1º Encontro da Comunidade ParaLivre. Foi um evento gratuito com uma programação de palestras e oficinas com temas voltados à filosofia do Software Livre. O encontro foi organizado por membros da coordenação da ParaLivre de Belém e pelo professor Kleverton Cordovil, Coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA Campus Belém.

Foi comemorado o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2019 ocorreu no sábado, 21 de setembro de 2019, nas instalações da Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus Ananindeua e foi organizado pela ParaLivre, Comunidade Paraense de Software Livre em parceria com a UNAMA e a VirtualLink.

Neste sábado, 21 de setembro de 2019, aconteceu, na UFRA Campus Paragominas, o Software Freedom Day, um evento para celebrar a liberdade de software e de de hardware. É um evento que acontece desde 2004 simultaneamente em diversas cidades do mundo. O principal objetivo do evento é promover os softwares livres e de código fonte aberto como um todo, proporcionando igualdade de acesso ao conhecimento. Seu foco é divulgar os benefícios e as vantagens do uso do software livre, seja no ramo educacional, governamental, doméstico ou empresarial.

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) realizado no estado do Pará no dia 27 de abril de 2019 teve um fator marcante: pela primeira vez seis cidades paraenses conseguiram realizar este evento no mesmo dia, Ananindeua, Belém, Bragança, Castanhal, Parauapebas e Redenção. A Comunidade Paraense de Software Livre (ParaLivre) colaborou com as coordenações das cidades em diversas atividades.

Na Grande Belém foi comemorado o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2018 ocorreu no sábado, 15 de setembro de 2018, nas instalações da Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus Ananindeua e foi organizado pela ParaLivre, Comunidade Paraense de Software Livre. O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral.