Foi comemorado o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2019 ocorreu no sábado, 21 de setembro de 2019, nas instalações da Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus Ananindeua e foi organizado pela ParaLivre, Comunidade Paraense de Software Livre em parceria com a UNAMA e a VirtualLink.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2019 contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas livres, além de muito networking.
As palestras ministradas no evento foram:
- O que é Software Livre e Comunidade ParaLivre - José Roberto Ferreira (ParaLivre);
- Ver-O-Livro: Criando um Sistema Open Source para Recomendação de Livros - Ygor Durães (Banpará);
- Ansible para Sysadmins - Caio Bentes (Solus Tecnologia);
- Egua: Uma linguagem de programação regional para o incentivo da pesquisa científica - Lucas Pompeu Neves (Lab. Engenharia Biológica - UFPA) e
- Tecnologias Abertas: Uma realidade de mercado - Alexandre Viana (VirtualLink)
Durante a tarde foram realizados os seguintes minicursos:
- Criando relatórios com o Pentaho Report Designer - Wesley Seidel Carvalho (Intelidados);
- Docker para iniciantes - Marlen Jose Batista de Souza (Acception Tecnologia);
- Desenvolvimento de Sites com CMS Joomla! - José Roberto Ferreira (ParaLivre) e
- Introdução à Programação com Python - Cleonor Junior
A ParaLivre agradece mais uma vez o apoio da UNAMA Campus Ananindeua que ofereceu a infraestrutura necessária para a realização do evento e da VirtualLink na organização do SFD. Aos Professores da UNAMA Van Glauco, Coordenador do curso de Redes de Computadors e Jean Arouche, pelo apoio no gerenciamento no dia do evento. Aos palestrantes que se disponibilizaram em compartilhar seus conhecimentos: José Roberto, Ygor Durães, Caio Bentes, Lucas Pompeu, Alexandre Viana, Wesley Seidel, Marlen Souza e Cleonor Junior.
E os agradecimentos finais vão para o público presente, pois foi observado interesse dos participantes pelos assuntos abordados pelos palestrantes nos questionamentos durante as palestras e minicursos, e, claro, aos voluntários, em sua grande maioria, alunos do curso de Redes de Computadores da UNAMA, que com muita garra e boa vontade colaboraram para o êxito do evento. Em 2020 teremos mais.
FOTOS