Foi comemorado mais uma vez o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2021 ocorreu em 18 de setembro na modalidade on-line em Belém e presencial em Paragominas e foi organizado pela ParaLivre, Comunidade Paraense de Software Livre. O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2021, tanto em Belém, como em Paragominas, contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas livres e de código aberto.

Confira os detalhes em cada cidade:

Belém

Como ainda estamos em pandemia, devido à COVID-19, a Comunidade ParaLivre organizou o SFD através de uma Live no Youtube. As palestras ministradas no evento foram:

Paragominas

O Software Freedom Day em Paragominas, na sua segunda edição, realizado no modo presencial no IFPA Campus Paragominas, foi um sucesso com cerca de 40 participantes e quase 20 alunos e ex-alunos na organização. Com palestras e o estande do Fliperama foram momentos de muito aprendizado.

Vale deixar o registro do apoio institucional do IFPA Paragominas, ou diríamos nenhum apoio da gestão do campus na realização do evento. A coordenação do Software Freedom Day 2021 em Paragominas solicitou o auditório do IFPA Paragominas desde o dia 30 de agosto de 2021, mas apenas um dia antes do evento a coordenação do SFD foi informada que o referido auditório foi cedido para outra empresa da cidade para a realização de outro evento particular. Este foi o principal motivo do evento não ter sido transmitido através uma live via streaming.

A programação contou com as seguintes palestras:

  • "Free Software versus OpenSource" por Tarcísio Lemos Monteiro Carvalho;
  • "Os Diversos Sabores do GNU/Linux" por Kalebe Vasconcelos e
  • "Hardware Livre" por Fabricio Capistrano.

Este foi o quarto Software Freedom Day organizado pela Comunidade ParaLivre desde a sua criação e no evento on-line em Belém gostaríamos de registrar um agradecimento a equipe de docentes da Escola Técnica de Heliópolis (SP), especificamente a Natália Alonso Borges, Neide Silva Nascimento, Tais Bisbocci e Maicon Silva que incentivaram que alunos do Ensino Médio Técnico dos cursos em Administração (1º, 2º e 3º anos), Técnico em Informática (1º, 2º e 3º anos) e Jogos Digitais e de Desenvolvimento de Sistemas, ambos Ensino Médio Integrado com o Técnico, (1º e 2º anos). Ficamos bastante felizes em compartilhar nossos conhecimentos e experiências na temática de Software Livre para um público bem interessado no assunto.

Fotos em SFD 2021 em Paragominas:

002.jpg 003.jpg 004.jpg

005.jpg 010.jpg 011.jpg

012.jpg 013.jpg 014.jpg

016.jpg 017.jpg 018.jpg

020.jpg 021.jpg 023.jpg

024.jpg 026.jpg 031.jpg

041.jpg 042.jpg 043.jpg

051.jpg 052.jpg 054.jpg

055.jpg